SOBRE ROBÔS NO TWITTER - UMA THREAD

Um dos papeis do Twitter é contribuir para que tenhamos um debate qualificado sobre os temas de políticas de internet. Dei essa entrevista para o @JornalOGlobo para explicar melhor o trabalho de combate a robôs e...

blogs.oglobo.globo.com/sonar-a-escuta…
... aproveitei para fazer uma ponderação sobre as diversas pesquisas que temos visto a respeito do tema.
Automações não são ruins por si só. Você têm, por exemplo, robôs cívicos no Twitter como @RosieDaSerenata, que se conecta com o portal da transparência da @camaradeputados e tuíta pedindo ajuda toda vez que encontra um gasto suspeito
Tem o @ruibarbot, do@JotaInfo, que tuita toda vez que um processo relevante esta parado em algum escaninho do @STF_oficial. Mais recentemente descobri o @m0nabot, que monitora diariamente a tramitação de Projetos de Lei da causa LGBTQI+ nas Assembleias Legislativas
Também tem automações que pretendem facilitar a vida de quem tem de postar conteúdo em várias redes, como Hootsuite ou SocialFlow, por exemplo. Essas automações todas tem um impacto positivo na experiência dos usuários e temos trabalhado para preservá-las.
O que temos combatido cada vez mais proativa e agressivamente são automações que realizam atividades em massa, agressivas ou enganosas que induzem os outros ao erro e/ou prejudicam a experiência dos usuários.
Há um conjunto de regras sobre automações e elas podem ser encontradas aqui

help.twitter.com/pt/rules-and-p…"
Temos cada vez mais utilizado tecnologia para identificar proativamente contas com comportamentos suspeitos. Sobre essas nós impomos um desafio para verificar se há uma pessoa por trás daquele perfil - a confirmação de email ou telefone ou a digitação de um CAPTCHA, por exemplo.
Após esse desafio, caso seja confirmado que a conta é uma automação indevida, a conta é suspensa.
Como parte dos esforços para combater, continuamente e em escala, ações coordenadas que tentam manipular as conversas, entre janeiro e junho de 2019 foram desafiadas mais de 97 milhões de contas em todo o mundo por apresentarem comportamento suspeito de spam.
Quando uma conta é desafiada, duas coisas acontecem. A primeira é que ela tem a funcionalidade limitada. Ela não consegue tuitar, retuitar, curtir, nada. A segunda é que ela tem limitada a visibilidade. O usuário médio do Twitter não vai ver aquela conta na plataforma.
Aqui entra uma questão importante: as pesquisas e aplicativos que tentam adivinhar se contas no Twitter são robôs ou não.
Por sua natureza aberta e pública, o Twitter tem sido uma fonte primária de pesquisadores no mundo todo que querem analisar a conversa pública - seja sobre política, saúde, esporte, o tema que for. Somos leitores interessados desses estudos.
Mas há uma grande diferença entre analisar a conversa e tentar adivinhar se uma conta é um robô. Para analisar a conversa a única informação necessária é texto do Tweet. Não é tão simples assim quando estamos falando de robôs.
Pesquisadores e aplicativos que utilizam nossa API pública para tentar adivinhar se uma conta é uma automação indevida valem-se somente de sinais externos dos perfis, como nome, volume e frequência de publicação de Tweets, localização descrita na bio ou hashtags utilizadas.
Esses são sinais muito limitados em relação aos que o próprio Twitter tem para fazer essa determinação. A análise de aplicativos como Bot Sentinel e Botometer é profundamente falha do ponto de vista metodológico e leva a muitos falsos positivos.
Além disso, esses levantamentos não consideram as medidas defensivas do Twitter para garantir que o conteúdo automatizado não influencie as discussões na plataforma, dado que essas iniciativas - como redução da visibilidade das contas - não são refletidas em tempo real na API.
Temos pedido aos pesquisadores que publiquem não apenas a metodologia, mas também os tuítes e contas considerados nas análises. Isso não apenas é boa prática internacional como permitiria que esses estudos fossem revisados por pares. Desconheço qualquer pesquisa assim no Brasil.
Além disso, isso permitiria que o próprio Twitter, com base nessas informações, conduzisse suas investigações e tomasse as providências cabíveis, se necessário. Temos o maior interesse em coibir o mau uso da automação que tem por objetivo manipular a conversa na plataforma.
A colaboração dos pesquisadores no decorrer de seu processo de apuração e conclusão dos estudos poderia ser bastante produtiva e benéfica não só para o Twitter, mas para as pessoas que utilizam o nosso serviço.
No mais, continuaremos trabalhando para coibir todo tipo de manipulação de plataforma e para servir a uma conversa pública saudável
Amarrando um fio no outro

https://t.co/VqJjPfon9s

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fernando Gallo

Fernando Gallo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!